Chapéu e sombrinha: moda com saúde


Proteção com charme: chapéus e sombrinhas além de proteger são acessórios que já fazem parte da moda atual.

Cá pra nós, é puro charme e beleza ver uma mulher usando uma sombrinha em dias de sol, não é? E um homem usando chapéu também não é? Quanto ao chapéu, há controvérsias. Os tímidos não o usam por que não é comum o uso; há os que não o usam por seu próprio estilo (e a saúde é menos importante do que um estilo de vestuário?), há modelos variadíssimos, até os de pano com abas menores que os jovens costumam usar. Estamos falando de um acessório de vestuário, aliado do creme de proteção solar.
Na verdade, o homem do campo sempre usou o chapéu como protetor solar, sente na pele seu ardor. Os mais conscientes, até admiram quem usa o chapéu, mas a timidez não os convence. Parece que é preciso ter coragem para usar os acessórios, chapéu ou sombrinha. É preciso que pessoas influentes em nosso meio façam mais uso e divulguem o uso da sombrinha e do chapéu.
Segundo dados de pesquisa coletados na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, mostram que os brasileiros estão longe de se proteger adequadamente do sol. A maioria das pessoas começa a usar o protetor solar quando os sintomas de excesso de sol aparecem.
Em 2008, houve 981 casos de câncer de pele registrados no Amazonas. 605 são do sexo feminino (o resultado de pegar sol para ter um corpo bronzeado quase dobra em relação ao homem) e 376 masculino; 338 são de cor branca, 605 de cor parda, 31de cor negra e 3 de cor amarela.
O Amazonas lidera o índice per capita no Brasil.
Principalmente para quem mora na Amazônia, o uso do protetor solar deve ser três vezes ao dia, ½ hora antes de se expor ao sol. Mas o melhor protetor solar, é a sombra.
A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele em todo o país acontece no início de novembro, procure um centro de saúde mais próximo para saber da data certa e locais. Não é necessário aguardar esse dia, em caso de suspeita, procure um dermatologista mais próximo.
A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à pele, como foto-envelhecimento, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil - Manaus está entre os estados da união com maior índice. Use protetor solar, guarda-chuva, sombrinha e chapéu. Seja esperto, não se envergonhe de proteger-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário